sábado, 12 de fevereiro de 2011

Wooden Boat Festival

Hoje começou aqui em Hobart o Wooden Boat Festival, que é o maior encontro de fabricantes e admiradores de barcos de madeira do mundo.

Tal tradição dá-se pelo fato da Tasmânia possuir uma grante fonte de uma madeira especial para a fabricação de embarcações devido à alta concentração de resina.

A exposição é muito legal, barcos de todos os tipos, desde caseiros até iates multi milionários todo feito de madeira.

Seguem algumas fotos da feira.


Eis um pequeno veleiro logo na entrada da feira, os barcos impressionam pelo alto padrão de acabamento, não se vê uma falha na madeira ou um parafusinho aparecendo, sejam nos barcos caseiros como nos de grandes estaleiros.

Essas são pranchas de surf feitas de balsa, uma madeira muito leve, a parte interna possui "cavernames" de madeira que reforçam a estrutura.


Aí é um misto (vela/remo) todo em madeira, como falei, o acabamento é incrível, eu passei a mão nas madeiras e é impossível sentir onde é a emenda de cada uma das tábuas que formam o casco. É lisinho como se fosse uma peça única.


Outro barco misto, esse ai já é chamado de "Dingue", para 2 ou 3 pessoas.

Barco grande sendo produzido durante a feira, mostrando as técnicas de colagem e confecção. Fiquei babando, os caras sabem muito aqui, inclusive, tem várias escolas mirins de náutica que formam grande talentos.


Um Skiff todo de madeira, desde o finca-pés, braçadeiras, carrinho, tudo... Muito bacana. Os dois últimos são pintados com uma tinta resinada, mas não levam fibra.

Como em todas as feira, um pouco de artesanato. Bem legal, feito com galhos em forma de baleia e barcos, mas muito naturais.


Como falei, também tem os barcos grandes, esse ai é o veleiro James Craig. Enorme, feito na Inglaterra em 1874 e trazido pra Austrália, onde foi totalmente restaurado e hoje é um museu em forma de barco.


Escolinha de marcenaria naval, peguei várias dicas com um instrutor, bem legal a técnica deles e os materiais usados.



Esse ai é um maluco que montou um galpão de fazenda em forma de barco e sai andando por ai.. Uma figura, até lareira tem.


Esse aí é o dono da festa, o Iate Princess Iluka, todo feito de madeira por um estaleiro da Nova Zelândia. Essa embarcação eu não sei quanto custou, mas ela sofreu uma reforma geral há dois anos que custou 14 milhões de dólares, isso mesmo, só a reforma. Pena que não estava para vender, pois tá bem novinho e me agradou a cor. hehehehehehe

Bom pessoal, depois desse passeio viemos pra casa descansar um pouco, sendo que a tardinha fui chamado para um Shift e trabalhei até quase 11 da noite, o que pra mim é ótimo, um shift desses de 4 horas me garante uns 100 dólares pelo menos em uma noite.

Amanhã não temos nada programado, mas provavelmente daremos algum passeio que postarei a noite.

Um grande abraço pra todos e um ótimo final de semana.

Um comentário:

  1. Pode escolher qual queres de presente, vou comprar para ti, meu querido sobrinho. Beijos

    ResponderExcluir